Crédito Auto: Leasing, ALD ou Crédito Automóvel?

"... comprar carro deixou de ser um luxo, e tornou se numa necessidade. Faça a sua análise, compare, fale com diversos bancos, faça simulações de vários produtos, negoceie com a concorrência que existe no mercado e cada vez mais tem o poder para negociar as taxas de juro a pagar."


Se está a pensar em adquirir um veículo e está a pensar recorrer a uma instituição financeira, então para que possa escolher a melhor opção perante a sua situação económica, é necessário perceber de que forma os vários tipos de crédito automóveis são possíveis.


Considere as vantagens e desvantagens de cada um e planeie o seu futuro de modo a que escolha a melhor opção para o seu caso. Um factor importante a considerar é de facto a TAEG, mas não poderá ser este apenas o único factor a ser consirado, pois o tempo de empréstimo e outras condições de contrato também são importantes.

Definição de tipos de crédito automóvel:

Leasing: é uma solução flexível que permite a aquisição apenas de veículos novos, sejam eles ligeiros ou mistos. Este tipo de contrato permite ao cliente o uso temporário da viatura, mediante o pagamento de uma renda durante um determinado período de tempo. No final do contrato, o cliente poderá exercer ou não a opção de compra do veículo, sendo para isso necessário pagar o valor residual do carro. O valor residual é um valor estipulado no inicio do contrato e é uma % do valor de financimanto que não entra nas contas das mensalidades.

Regra geral, o financiamento em leasing é composto por mensalidades mais baixas que as restantes opções de crédito, pois beneficia da existência de um valor residual que é saldado no final do contrato.
Alem da vantagem em pagar prestações mais baixas, o leasing permite lhe obter benefícios fiscais caso seja uma empresa, empresário em nome individual ou profissional liberal. Os benefícios fiscais traduzem se na recuperação do IVA pago pela viatura desde que a mesma seja um veiculo comercial, e como todos sabem, em Portugal esse valor poderá ser bastante relevante. Além disso, ao comprar a sua viatura a leasing, fica isento de pagar imposto de selo sobre os juros e sobre o empréstimo.

No caso de incumprimento do contrato, terá de devolver a viatura á entidade financeira, e pagar uma taxa pelo incumprimento do contrato.

A principal desvantagem para contratos a Leasing, será a de que você não será proprietário do veículo, enquanto não saldar todas as mensalidades e o respectivo valor residual. Caso não veja nenhuma desvantagem nisso, o Leasing poderá ser uma excelente opção para adquirir um carro novo.

ALD: O Aluguer de Longa duração é um contrato que se destina á prestação de serviços de Aluguer de Viaturas por prazos alargados. Esta modalidade é apenas possível na compra de veículos ligeiros e novos, podendo o prazo variar entre os 12 e 60 meses. No início do contrato, é definido o valor das mensalidades a pagar durante o período do contrato sendo que essas mensalidades são fixas, não estando sujeitas a quaisquer variações nas taxas de juro. Esta é sem duvida uma das grandes vantagens que tem ao comprar o seu carro novo, em regime de ALD.

Ao comprar a sua nova viatura, não é obrigatório fazer o ALD para o valor total da mesma, pode dar uma entrada inicial para reduzir o valor das prestações, num máximo de 60 % do valor final da viatura. Caso queira, poderá também ajustar o plano de pagamentos mesmo durante o contrato, e até ceder a posição contratual a outra pessoa, ficando assim livre de encargos.

Este tipo de contrato, á semelhança do que acontece com o Leasing, apenas lhe dará a propriedade do veículo, no fim do contrato. De resto o ALD é em tudo muito semelhante ao Leasing, podendo haver algumas variações nas características destes produtos, quando falamos de diferentes entidades financeiras.

Renting: ao adquirir uma viatura em Renting, provavelmente nunca irá ser o proprietário mas irá certamente usufruir da mesma, sem as preocupações de pagar as revisões, mudança de pneus, pagamento de seguros, etc...
Com o serviço de renting, você só terá de se preocupar em pagar as mensalidades todos os meses e usufruir do carro.

Existem aspectos do Renting que variam consoante a Entidade Financeira, mediante pagamento de taxas poderá associar ao seu contrato, algumas possibilidades como tratamento administrativo de multas, veículo de substituição, gestão de combustível, entre outros. O prazo para o contrato pode variar entre 12 e 54 meses.

No final do contrato não tem que se preocupar em vender o automóvel, porque a entidade financeira assume esse encargo. Pode assim iniciar um contrato de renting novo.

Credito Automóvel: As principais razões prendem se com a possibilidade de poder usar este produto financeiro, para aquisição de veículos novos ou usados. Consoante os anos do veículo, a taxa de juro poderá variar, quanto mais nova for a viatura, menor a taxa de juro a pagar.

 Ao contrario de outros sistemas, como o renting ou o Leasing, no decorrer do contrato de crédito automóvel, tem a possibilidade de efectuar amortizações totais ou parciais do valor em divida, conseguindo assim diminuir o total de juros a pagar.

Credito Pessoal: é uma solução de crédito para ser usada da forma que quiser. Poderá recorrer ao crédito pessoal para comprar a sua viatura, ou para umas férias de sonho, ou até mesmo para comprar um novo sofá para a sua sala. As taxas de juro poderão não ser as mais atractivas, mas a facilidade com que conseguirá acesso a este tipo de crédito é uma das suas principais vantagens.

Existem dezenas de empresas que lhe garantem crédito de uma forma rápida, e sem grandes requisitos, seja pela Internet, telefone ou carta, em pouco mais que 24H poderá ter o dinheiro creditado na sua conta.

Em média, os prazos variam de 1 a 10 anos, possibilitando assim a compra de um carro novo ou usado, de uma forma fácil. Embora os juros possam ser mais elevados que as restantes soluções, o credito pessoal permite lhe prazos bastante alargados o que fará com que a prestação mensal a pagar diminua.


Perante estes conceitos, comprar carro deixou de ser um luxo, e tornou se numa necessidade. Faça a sua análise, compare, fale com diversos bancos, faça simulações de vários produtos, negoceie com a concorrência que existe no mercado e cada vez mais tem o poder para negociar as taxas de juro a pagar. Caso tenha possibilidade, dê o máximo de dinheiro que puder como entrada. Existem soluções financeiras no mercado para todos os casos, apenas tem de escolher a que melhor se adapta a si.


0 comentários:

Enviar um comentário

Facebook Twitter Favorites Google Plus One

 
Real Time Web Analytics