O que é Spread bancário?


"... Spread é a margem que acresce ao valor do indexante escolhido. É o banco que estabelece esse valor, contrato a contrato, em função, designadamente, dos seus próprios custos de financiamento no mercado interbancário, do risco de crédito do cliente e da relação entre o montante do empréstimo e o valor do imóvel..."


O Spread bancário é simplesmente a diferença entre a taxa de juros que as instituições financeiras pagam na captação do dinheiro e a que cobram dos clientes, ou seja, de forma mais clara é o Lucro dos bancos em cada empréstimo concedido.


Assim o Spread é uma componente da taxa de juro anual nominal (TAN) do empréstimo. O Spread é a margem que acresce ao valor do indexante escolhido. É o banco que estabelece esse valor, contrato a contrato, em função, designadamente, dos seus próprios custos de financiamento no mercado interbancário, do risco de crédito do cliente e da relação entre o montante do empréstimo e o valor do imóvel (Loan-to-Value (LTV)) que o cliente pretende comprar e das garantias a prestar (por exemplo, hipoteca e fiança).



Nota: não se esqueça que para um empréstimo com um prazo bastante longo é provável que o banco lhe proponha um spread mais alto do que para um empréstimo com um prazo mais curto. O mesmo se passa para um empréstimo em que o montante pretendido seja muito próximo do valor do imóvel.



Ao longo da vida do contrato pode pedir a redução do Spread. No entanto, como é uma alteração ao contrato, o banco pode não aceitar esse pedido ou, caso o aceite, pode propor outras alterações às condições do seu empréstimo.

0 comentários:

Enviar um comentário

Facebook Twitter Favorites Google Plus One

 
Real Time Web Analytics